fbpx

Solicite Orçamento:

(19) 3804-3026 / 3805-2519 

PROCESSOS DE SECAGEM

  • 18 de fevereiro de 2020

Olá, voltamos para falar sobre um dos processos finais, nessa engrenagem fantástica que é a da lavagem de roupas hospitalares. 

Leia também: 

Processamento de roupas de serviços de saúde – prevenção e controle de riscos 

Pois é, engana-se quem pensou que todo esse trabalho era simples, ou fácil. 

Rufino Equipamentos – 27 anos de uma história de sucesso! 

Muitas normas e critérios devem ser seguidos para garantir a máxima eficiência do serviço, sempre preservando a integridade física e psicológica dos trabalhadores envolvidos no processo. 

Tudo em razão do bem estar do paciente, que é a pessoa que vai utilizar as roupas de cama, toalhas e demais itens, enquanto estiver no hospital.  

Quer saber mais como funciona o Processo de Lavagem de Roupas Hospitalares

Clique aqui e descubra! 

Voltando ao processo final de secagem, para os que imaginam que é apenas colocar a ‘roupa no varal’, mais um ledo engano. 

Pois o Processo de Secagem também obedece rígidos critérios de segurança e procedimentos, afinal as peças devem chegar perfeitas ao usuário final. 

Seguindo, podemos dizer que a Calandragem, também faz parte do processo de secagem, pois ela que seca e passa ao mesmo tempo as peças de roupa lisa como, lençóis, colchas leves, dentre outros). 

Saiba mais sobre o Processo de Calandragem clicando aqui

Após o aquecimento, a calandra geralmente é operada continuamente, para evitar desperdício de energia elétrica. 

Geralmente são necessários dois operadores para colocar a roupa molhada, e dois para retirar e dobrar a roupa já seca. 

Leia: Abra sua própria lavanderia 

Durante a retirada da roupa da calandra, é feita uma seleção das peças danificadas que serão encaminhadas ao setor de costura para o reparo ou baixa se assim for necessário.  

Roupas como toalhas, vestimentas, fraldas, cobertores, peças pequenas como máscaras, gorros, compressas dentre outras, serão secadas na secadora. 

Depois de secas, as roupas são colocadas em carros apropriados, para serem encaminhadas para as mesas de dobragem e posteriormente para a rouparia onde vão repousar. 

Leia mais: Lavadora Extratora Hospitalar 

Conheça: Secador Industrial Rufino de 15, 30, 50 e 100 kg. 

Já durante a dobragem, as roupas que por ventura estejam danificadas, são encaminhadas para o setor de costura ou baixa como já falamos anteriormente. 

As peças que não são possíveis de serem colocadas em calandras ou que tenham detalhes como vinco, são passadas na prensa. 

Depois de passadas as peças são prensadas uniformemente e colocadas em cabides, sendo encaminhadas para a rouparia. 

Eventualmente elas também podem ser passadas a ferro, isso para melhorar o acabamento caso alguma peça ou outra esteja amarrotada.